Fórum Internacional de Dança toma conta de BH com mais de 30 espetáculos

Até domingo, dia 10, companhias nacionais e estrangeiras de dança vão dar o tom em diversas salas de espetáculos da cidade na 18ª edição do Fórum Internacional de Dança (FID). Serão 33 apresentações a preços populares (R$ 4 e R$ 2, a meia-entrada) em locais como Espaço Cultural Ambiente, Funarte-MG, Gruta! Espaço de Arte, Teatro Alterosa e Teatro Oi Futuro Klauss Vianna. Confira a programação completa no site oficial do fórum, fid.com.br. O FID é realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Movidas pelo tema “Dança que mobiliza transforma”, companhias da capital mineira e dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí e Paraná, além daquelas de Moçambique, Portugal, Canadá, Cabo Verde e Israel, vão brindar o público com apresentações ousadas, que pretendem mostrar a densidade e a pluralidade da dança contemporânea desenvolvida fora dos eixos tradicionalmente hegemônicos.

“O FID foi criado para fazer a diferença em Belo Horizonte, em Minas Gerais e no Brasil. E este ano, em que o fórum completa 18 anos, é especial, de muita mobilização do setor da dança na capital”, disse a curadora do evento, Carla Lobo.

Integração


O fórum é integrado pelos programas FID Conexão InterNacional, FID Território Minas, FIDinho e FID Circulando Grande BH. Uma das linhas de atuação mais representativas do fórum é o FID Território Minas, criado com a finalidade de fomentar a dança em Minas Gerais através de bolsas de pesquisa, oficinas e apoio para apresentações, coproduções, intercâmbio entre grupos de artistas, laboratórios e outras ações.



No FID Conexão InterNacional, destacam-se companhias portuguesas, cabo-verdianas e israelenses, entre outras que reafirmam suas raízes sem concessões às correntes prevalentes da arte convencional. Já o programa FID Circulando Grande BH, criado em 2005, engloba na programação espetáculos e videodocumentários de dança que serão levados a diversos bairros da cidade, de modo absolutamente acessível, uma vez que todas as apresentações serão gratuitas. O escopo geográfico de atuação do Circulando Grande BH são os bairros e comunidades de BH e de municípios da região metropolitana.

O público infantil tem seu espaço com o FIDinho, criado em 2008 com o propósito de formar novos públicos e instigar a curiosidade da criançada. Entre os destaques, o espetáculo “TriTone”, da coreógrafa e dançarina portuguesa Silvia Real. Após o espetáculo, as crianças poderão participar da oficina gratuita “Como nasceu TriTone? Uma ideia, um argumento, uma construção”.

FIDoteca

O público também terá acesso à FIDoteca, formada pelo acervo dos espetáculos apresentados em todas as edições do FID. Neste ano, o espaço foi montado no Acervo Artístico Literário do foyer do Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, Centro). O material destina-se à pesquisa, estimula a produção de conhecimento e será disponibilizado gratuitamente.

Onde acontecem as apresentações

• Espaço Cultural Ambiente (rua Grão Pará, 185, Santa Efigênia). Bilheteria aberta nos dias das apresentações a partir das 14h.
• Funarte-MG (rua Januária, 68, Floresta). Bilheteria aberta a partir das 14h em dias de apresentações
• Gruta! Espaço de Arte (rua Pitangui, 3.613 C, Horto). Bilheteria aberta a partir das 14h nos dias das apresentações.
• Teatro Alterosa (avenida Assis Chateaubriand, 499, Floresta). A bilheteria funciona de terça a domingo, das 12h às 19h ou até o horário de início dos espetáculos.
• Teatro OI Futuro Klauss Vianna (avenida Afonso Pena , 4.001, Mangabeiras). Bilheteria aberta de terça a sábado, das 15h às 21h, e no domingo, das 13h às 19h.





Deixe seu comentário