Infância em Moçambique é tema de exposição no Lindeia Regina em Belo Horizonte

O Centro Cultural Lindeia Regina (rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, bairro Regina) apresenta até o dia 30 deste mês a exposição “Mwana Mwana: pérolas do Índico” do jornalista e fotógrafo moçambicano Albino Moisés. A mostra retrata o cotidiano das crianças no país africano e faz parte da programação especial do Mês da Consciência Negra. A entrada é gratuita e as visitações podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, das 13h às 17h.

Através de sua lente, Albino Moisés revela como vivem as crianças de sua terra. Denominadas mwana-mwanas, em Chuabo e em outras línguas do Centro e do Sul de Moçambique, elas são consideradas as “pérolas do Índico” em um país onde a pobreza ainda se impõe.



A exposição revela imagens de crianças atarefadas, se ocupando pouco de um de seus principais direitos, que é o de brincar. Não há crianças de uniforme escolar ou em salas de aula e muito menos com um livro aberto. Não que elas não estudem, mas as exigências da vida social as obrigam a trabalhar.

Contudo, há imagens que demonstram o brilho de pérola dos pequenos. Com sua delicadeza, Albino descobre que ainda há um espaço reservado para brincar e formar. Momentos que ele captura e revela na mostra, navegando várias milhas para apresentar um pouco da cultura moçambicana e da vida local.






Deixe seu comentário