MHAB promove Natal no Museu com espetáculo de música barroca em Belo Horizonte

A Fundação Municipal de Cultura promove, no dia 5 de dezembro, no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), a quinta edição do projeto “Natal no Museu”. Neste ano, o público poderá apreciar um raro espetáculo de música barroca, ver novidades na exposição permanente da “Coleção Transporte do MHAB”, além de visitar exposições que têm por base diferentes temáticas da história de Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

A apresentação de música barroca acontece às 19h30 com a Orquestra 415 de Música Antiga. Criada em 2012, a Orquestra tem o objetivo de oferecer ao público um espetáculo singular: a audição das obras dos compositores dos séculos XVII e XVIII com instrumentos de época (réplicas de originais tocados no período).

A música dos séculos XVII e XVIII lançou os alicerces de toda a música ocidental dos períodos posteriores. Foi nessa época que as práticas harmônicas e as formas musicais mais conhecidas e importantes como a sonata, a canção, a sinfonia, o rondó (hoje empregada no choro) entre outras, se estabeleceram e se popularizaram. O período barroco gerou compositores importantes da história da música como Vivaldi, Bach, Telemann, Haendel, dentre outros. A Orquestra 415 de Música Antiga foi selecionada pelo projeto CenaMúsica da Fundação Municipal de Cultura.



Exposições


Um pouco antes da apresentação da Orquestra, o MHAB promove a entrega da readequação da mostra “Coleção Transporte – Itinerários Derradeiros”. Instalada nos jardins do Museu, a mostra apresenta veículos e maquinaria que estabelecem relação direta entre o desenvolvimento do sistema de transporte e o processo de evolução urbana da capital mineira até meados do século XX. Entre as peças estão o carro de boi, locomotiva a vapor, bonde elétrico, coche e elevador.

Além da Coleção Transporte, o Museu apresenta em sua área externa duas esculturas: a Caridade, da antiga Capela da Santa Casa de Misericórdia, e a Banhista, que já pertenceu às Praças Afonso Arinos e Rui Barbosa (Praça da Estação). Há também um mapa da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com seus respectivos bairros.

Mais informações: (31) 3277-8573





Deixe seu comentário