Museus de BH apresentam ampla programação na Sétima Primavera dos Museus

Os espaços museológicos geridos pela Fundação Municipal de Cultura (FMC) prepararam uma ampla grade de programação para participar da 7ª Primavera dos Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento começa na segunda, dia 23, e vai até o domingo seguinte, dia 29, e tem como tema “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”. As atividades, que são gratuitas, incluem palestras, mesas redondas, passeios educativos e ainda uma programação gastronômica.

O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) traz diversas atrações para a Primavera dos Museus. Na abertura oficial, na quarta, dia 25, a partir das 18h30, o Muquifu (Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos) leva ao MHAB uma mesa redonda que irá debater a história e tutela do patrimônio afro-brasileiro. Durante a semana o MHAB também inaugura duas mostras de curta duração, a “Peça em Destaque”, que apresenta memórias do Teatro Municipal e do Cine Metrópole, e a “Pinacoteca MHAB” com pinturas de Mauro Silper.

Outra atração de destaque do MHAB na Primavera de Museus será um encontro de capoeiristas e roda de conversas no sábado, dia 28, durante todo o dia. A atividade será realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e terá a participação de Marcos Llobus e Renato Rasera.



O Museu de Arte da Pampulha (MAP) terá uma programação inspirada na gastronomia africana. Entre os dias 25 e 29, quarta e domingo, sempre às 14h, o MAP abre sua “cozinha” oferecendo aos visitantes alimentos e bebidas ligados às raízes africanas. Também estão programadas uma palestra sobre produtos de origem africana na mesa brasileira, com o professor Beto Haddad (dia 25, quarta, às 19h) e uma feira de quitandas, com a participação de quitandeiras de Minas Gerais (dia 29, domingo, das 9h às 16h). A programação foi composta em parceria com a OSCIP Conspiração Gastronômica.


Palestra e caminhada educativa

A Casa do Baile promove na quinta, dia 26, às 14h30, a palestra “Espaços Museológicos e a Diversidade Cultural Afro-brasileira”, com Rosália Diogo, doutora em Letras e Literatura pela PUC Minas. No dia seguinte, também às 14h30, o espaço promove uma caminhada educativa na Pampulha até o Monumento à Iemanjá, um portal da memória, cultura e religiosidade. A caminhada terá a participação do artista Jorge dos Anjos.

Festival de cinema

O Centro de Referência da Moda (CRModa) promove, em parceria com a Embaixada da Índia em Brasília, o festival “100 anos do Cinema Indiano”, com cinco dias de exibição inédita de filmes premiados que representam o panorama do moderno cinema indiano. Os filmes podem ser vistos entre os dias 23 e 27, segunda e sexta, às 17h e às 20h.

Serviço

Endereços dos locais das atrações

• Museu Histórico Abílio Barreto (avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim)
• Museu de Arte da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha)
• Casa do Baile (avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, São Luís)
• Centro de Referência da Moda (rua da Bahia, 1.149, Centro)





Deixe seu comentário