Pequenas empresas de Belo Horizonte esperam faturar mais

A maioria das micro e pequenas empresas (MPE) da Cidade Belo Horizonte e de todo estado mineiro espera manter ou aumentar o faturamento no primeiro trimestre de 2012. Apesar do otimismo, o índice de expectativa dos empresários foi o menor em relação ao trimestre anterior e aos três primeiros meses do ano passado.

Os dados estão na pesquisa de Expectativas das MPE Mineiras, realizada pelo Sebrae em Minas Gerais, com 549 empreendimentos dos setores de comércio, serviços, construção civil e indústria.

O levantamento aponta que cerca de 61,5% dos empresários estão otimistas. Ao todo, 37% dos entrevistados esperam que o faturamento cresça no somatório dos meses de janeiro, fevereiro e março. A região Norte teve o maior percentual de entrevistados que acredita no aumento nos lucros, 45%.



A maioria dos entrevistados tem expectativa de estabilidade em relação ao número de postos de trabalho; investimento em máquinas e equipamentos; capacidade de produção instalada e custos financeiros e operacionais.


Os empresários manifestaram maior preocupação com os custos operacionais no primeiro trimestre deste ano, em relação ao último trimestre de 2011.

Um dos fatores que pode ter influenciado nesse resultado é o aumento do salário mínimo e os impactos na folha de pagamento.

Fonte: exame.abril.com.br





Deixe seu comentário