Projeto da UFMG leva planetários para escolas de Belo Horizonte

Estudantes de Belo Horizonte tiveram a oportunidade de fazer uma viagem pelo universo e pelos mistérios do corpo humano na sexta-feira (5). Um projeto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) leva dois planetários para dentro das escolas.

O planetário é um equipamento usado para projetar corpos celestes em uma cúpula móvel ou em uma sala especialmente construída para as seções.

Além dos planetários, os estudantes também têm a oportunidade de observar modelos dos planetas do sistema solar, que reproduzem em proporção o tamanho e a massa de cada um deles. “Através desses recursos, tudo o que antes era impalpável se transforma em algo concreto. A célula, microscópica, ou um planeta, que está a milhões de quilômetros de distância, podem ser visualizados mais facilmente, ajudando no aprendizado das crianças”, explica o professor André Luís Parreira, diretor da Hiperlab, representante no Brasil da Digitalis, marca americana de planetários digitais.



Segundo Parreira, os planetários são úteis também para os professores. “Os equipamentos digitais permitem não só a exibição de filmes produzidos para a cúpula, mas de apresentações preparadas para as aulas de física, biologia, geografia, entre outras. Contar com mais recursos para lecionar é sempre muito estimulante para os dois lados”, comenta.


A exibição dos planetários em escolas públicas de Belo Horizonte e do interior do estado de Minas Gerais faz parte de um projeto desenvolvido pelo Departamento de Física da UFMG.

Para mais informações, acesse o site do projeto: observatorio.ufmg.br

Fonte: G1





Deixe seu comentário