Cinco exposições gratuitas para visitar em BH

De teatro de bonecos a cerâmicas gigantes, artesanato no bairro de Belo Horizonte mineiro, instalações em vídeo e fotografias. Confira cinco dicas de exposições gratuitas no bairro da Savassi.

1) Exposição de bonecos e vídeo do grupo Giramundo

Para quem: pequenos – e grandinhos – que curtem teatro, bonecos e boas histórias.

A exposição traz 33 bonecos, um painel de imagens e um vídeo do Giramundo, grupo de teatro de bonecos de BH com reconhecimento internacional. Estão expostos bonecos de três espetáculos do grupo: A Bela Adormecida (primeira montagem do Giramundo), Giz (apresentada pela primeira vez em 1988), e Pastorinhas (auto trazido ao Brasil pelos portugueses que conta a história do menino Jesus).

Onde: na Sala de Exposição do Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade. A entrada é franca. Visitação terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30; quintas, das 10h às 21h30; e domingos, das 10h às 15h30. Até o dia 14 de abril.

2) Mostra de mestres artesãos

Para quem: tem interesse em arte popular, tradições mineiras ou não faz ideia dos talentos que existem em BH.

A mostra de treze mestres artesãos belo-horizontinos traz mais de trinta obras feitas de tecido, cerâmica, madeira e metal, que retratam temas religiosos, fantásticos e realistas. Participam da exposição Álvaro Jorge, As Mariquinhas, Cláudio Gerais, Detimar Estáquio Vieira, Hygino Simplício de Almeida, Jacinta Maria Paulo Souza (dona Jacinta das Bonecas), José Damasceno Telles Camilo, José Leôncio de Araújo, Maurino de Araújo, Nelsino Lourenço, Olinto de Araújo, Vanderley Campos de Sena e Willi Carvalho.

Onde: na Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Popular Cemig, na Praça da Liberdade. A entrada é franca. Visitação terças, quartas e sextas, de 10h às 19h; quintas, de 12h às 21h; sábados e domingos, de 12h às 19h. Até o dia 30 de abril.

3) Instalação de vídeo e fotografia de Rodrigo Braga

Para quem: curte arte experimental ou não sabe o que é isso, mas quer conhecer uma proposta inusitada.

A mostra, chamada “Sal e Prata”, traz uma instalação de vídeo e fotografia que mostra o processo de Rodrigo Braga cavando com as mãos e uma colher de prata um buraco de 2,4 metros de profundidade durante 15 dias. A colher de prata é um antigo pertence da família do artista. Segundo ele, com este utensilio, sobretudo as mulheres, realizam o trabalho diário há gerações. A obra integra o acervo do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), em Recife (PE).

Onde: no Exa- Espaço Experimental de Arte, na rua Tomé de Souza 815, 2º andar. A entrada é franca. Visitação quartas, quintas e sextas, de 16h às 20h; e sábados, de 9h às 12h. Até o dia 21 de abril.

4) Exposição de cerâmicas  de Solange Pessoa

Para quem: tem interesse no trabalho em cerâmica ou gosta de exposições com objetos em grandes dimensões.

Para se ter uma dimensão da mostra, ela ocupa três espaços do Museu Mineiro. A exposição “Metaflor-Metaflora”, da artista mineira Solange Pessoa, traz cerâmicas em tamanhos variados em misturas com painas, capins, folhas, lãs, couros, desenhos com terra vermelha e esculturas em bronze.

Onde: na Sala Multiuso, a Galeria de exposições Temporárias e o gramado do pátio do Museu Mineiro, na avenida João Pinheiro, 342, próximo à Praça da Liberdade. A entrada é franca. Visitação terças, quartas e sextas, das 10h às 19h. quintas, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados das 12h às 19h. Até o dia 30 de abril.

5) Mostra de fotografias sobre o Afeganistão

Para quem: gosta de fotografia, viagens e, claro, conhecer os relatos de quem viaja.

A mostra “Novas Afegãs – imagens da felicidade longe dos conflitos” traz 18 fotografias produzidas pelo casal franco-brasileiro Antoine Plane e Claudia Vilela em viagem feita no ano passado ao Afeganistão. As imagens tratam das belas paisagens do país e do cotidiano da população, em contraste com o imaginário de pobreza e guerra que é recorrente sobre o Afeganistão. Também será lançado um livro sobre a viagem e produzido através do financiamento coletivo pela internet no dia 13 de abril.

Onde: no Café com Letras, na rua Antônio de Albuquerque, 781. A entrada é franca. Visitação segundas, terças e quartas, das 12h à 1h; sextas e sábados, das 12h à 1h; e domingos, das 17h às 23h. O lançamento do livro acontece no dia 13 de abril às 11h. A exposição fica no local até o dia 30 de abril.

Fonte: Na Savassi

Cinco exposições gratuitas para visitar em BH
4.8 (95.91%) 88 votos





Deixe seu comentário