CRAV nos Centros Culturais chega ao Venda Nova com apresentação de curtas

O Centro de Referência Audiovisual (CRAV), em parceria com os Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura e com apoio da Rede BH Cineclube, leva ao Centro Cultural Venda Nova três curtas-metragens de temáticas variadas.

Após a exibição, haverá um “bate papo” sobre os filmes, além de uma pequena exposição do acervo do CRAV, com películas 16mm e 35mm, livros e outros materiais relacionados ao cinema como carretéis, coladeiras e batoques. A sessão acontece dia 22 de outubro, terça-feira, às 14h. A entrada é gratuita.

O “CRAV nos Centros Culturais” pretende aproximar o público do fazer cinematográfico e difundir obras ficcionais e documentais contidas no acervo do Centro de Referência Audiovisual que não fazem parte do circuito comercial. O projeto propõe ainda, debates sobre os filmes após cada exibição, além de uma pequena exposição de material do seu acervo como películas 16mm e 35mm, batoques, coladeiras, livros sobre cinema, dentre outros materiais relacionados à sétima arte.

A cada sessão será escolhido um filme cuja temática procure se adequar à região ou ao bairro em que o Centro Cultural está inserido; aos grupos folclóricos locais ou, ainda, a aspectos históricos e culturais da cidade.


O CRAV

O Centro de Referência Audiovisual tem como propósito a preservação de uma ampla documentação em suporte audiovisual e, para tanto, desenvolve ações de acondicionamento, tratamento, catalogação, difusão e fomento de produções que retratam aspectos da cidade e de seus personagens, mantendo viva e acessível a memória de Belo Horizonte.

As atividades técnicas do CRAV são desenvolvidas em sua sede, que fica na av. Álvares Cabral, 560, no Centro. O trabalho de difusão é feito por meio dos projetos “Amostra CRAV”, “Cine Pop”, “CRAV ao Ar Livre” e, agora, o “CRAV nos Centros Culturais”.



Serviço:

CRAV no Centro Cultural Jardim Guanabara
Dia 22, às 14h

“Viagens de papel”
Sinopse: O curta de animação conta de forma delicada e poética as lembranças de infância de um idoso ao folhear seu álbum de fotos
Direção: Maurício Gino

“LUMIS, O Vagalume”
Sinopse: Um vagalume e sua turma demonstram o respeito à natureza.
Direção: Marcelo Tannure.

“As Curvas de Niemeyer”
Sinopse: a menina Estrela embarca numa nave do tempo junto com Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos modernos do mundo, para descobrir as principais obras do artista numa aventura fantástica de curvas e cores.
Direção: Alunos do Projeto Animação do Instituto Marlin Azul.

CRAV nos Centros Culturais chega ao Venda Nova com apresentação de curtas
4.8 (95.9%) 83 votos




Deixe seu comentário