Criada em 2003 por meio da lei 8.486, a Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH) já se consolidou como uma instituição de segurança com vocação comunitária, que atua próximo aos cidadãos e usuários dos serviços públicos municipais.

Subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, a GMBH tem atualmente 2.117 agentes, que trabalham para garantir a segurança dos órgãos públicos e do patrimônio municipal.

Guarda Municipal de Belo Horizonte

A GMBH está presente nas escolas, nas unidades de saúde, praças, jardins e parques municipais e em vários outros equipamentos e serviços públicos municipais.

Com o objetivo de fortalecer os laços de identidade, civismo e de sentimento comunitário junto à população, a GMBH desenvolve vários projetos que contam com a participação efetiva dos seus agentes.

Um deles é a Banda de Música, formada por 36 músicos e que realiza, durante todo ano, com uma agenda concorrida, várias apresentações em Belo Horizonte. O repertório é composto por canções nacionais e estrangeiras e tem o objetivo de atender um público variado.

Guarda Municipal de Belo Horizonte Concurso

Quem tem interesse em ingressar na Guarda Municipal de Belo Horizonte deve se preparar o quanto antes, pois periodicamente ocorrem concursos públicos.

O concurso visa o aumento do efetivo da corporação para melhoria da Segurança Pública do município.

Para acompanhar o andamento e obter maiores informações sobre vagas, consulte o site da Consulplan com cronogramas e outras especificidades dos concursos públicos e processos seletivos que ocorrem.

Guarda Municipal de Belo Horizonte Armada

Criada em 2003, a Guarda Municipal de Belo Horizonte começou a trabalhar armada em 2016, pondo fim a uma novela que durou quase uma década. O armamento – revólveres calibre 38 e pistolas 380 – foi adquirido pelo município em 2006.

O porte de arma é uma reivindicação antiga dos guardas municipais. Antes de receber a autorização para portar os revólveres ou pistolas, cada agente passou por treinamento. Eles tiveram aulas de uso progressivo da força, primeiros socorros, manuseio de armas e técnicas de tiro, submetendo-se a todos procedimentos recomendados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Foram, ainda, submetidos a testes psicotécnicos, como prevê a legislação que autoriza o porte de arma por parte das guardas municipais. Cada um passou pela prática com 600 disparos.

Guarda Municipal de Belo Horizonte pode multar

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Guarda Municipal de Belo Horizonte pode fiscalizar as infrações de trânsito de forma geral na capital mineira.

Endereço e Telefone Guarda Municipal de Belo Horizonte

  • Av. dos Andradas, 915 – Centro – Belo Horizonte – MG
  • Telefone: (31) 3277-9256

Outras informações e site

Mais informações: www.belohorizontemais.com.br

Mapa de localização

Guarda Municipal de Belo Horizonte
4.8 (96%) 80 votos