O Parque Municipal de Belo Horizonte hoje conhecido como Parque Municipal Américo Renné Giannetti localizado na região central de Belo Horizonte, foi inaugurado em 26 de Setembro de 1897.

É o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte e foi projetado no final do século XIX pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais.

Parque Municipal de Belo Horizonte

Possui uma área de 182 mil metros quadrados de extensa vegetação. Abriga o Teatro Francisco Nunes, Orquidário, um pequeno parque de diversões e a parte dos fundos do Palácio das Artes.

Parque Municipal de Belo Horizonte História

Dois meses antes da inauguração da Cidade de Minas, a nova capital do Estado de Minas Gerais inaugurava o seu Parque Municipal, o atual Parque Municipal Américo Renê Giannetti, patrimônio natural em plena área central de Belo Horizonte.

O arquiteto e paisagista francês, Paul Villon, sonhava em plantar na cidade o maior parque urbano da América Latina. Em estilo romântico inglês, o parque previa um cassino, um restaurante e um observatório meteorológico. As suas ruas, alamedas, lagoas e seus riachos foram traçados de forma livre pelo arquiteto.

A arborização foi introduzida por meio de transplantação de árvores de grande porte, trazidas de diversos locais da cidade e do plantio de mudas produzidas em dois viveiros criados por Paul Villon, às margens do Córrego da Serra. Assim como a capital de Minas, o parque foi inaugurado com as obras incompletas.

Parque Municipal de Belo Horizonte Brinquedos

Roda gigante, pula-pula, cisne, mustang e volta ao mundo são apenas alguns dos brinquedos que compõem as opções de brincadeira da garotada. Embora a entrada no parque seja gratuita, é cobrado uma pequena taxa por brinquedo.

O visitante tem a opção também de dar voltas de barco na Lagoa dos Barcos, apenas uma das três lagoas do parque. O valor é cobrado por tempo de passeio, consulte.

Parque Municipal de Belo Horizonte Estacionamento

Dentro do Parque não tem estacionamento, no entorno, em ruas próximas há estacionamentos pagos e na rua há zona azul.
Mas o ideal, se você estiver hospedado perto do Parque, é ir a pé.

Endereço e Telefone Parque Municipal de Belo Horizonte

  • Av. Afonso Pena, 1377 – Centro – Belo Horizonte – MG
  • Telefone: (31) 3277-4161

Horário de funcionamento Parque Municipal de Belo Horizonte

  • Terça a domingo das 06h às 18h

Outras informações e site

Mais informações: www.belohorizonte.mg.gov.br

Mapa de localização

Parque Municipal de Belo Horizonte
4.8 (95.76%) 66 votos