Praça Rui Barbosa é uma praça situada na região central da cidade de Belo Horizonte.

É mais conhecida como Praça da Estação Belo Horizonte por estar localizada em frente ao prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, hoje Museu de Artes e Ofícios (MAO).

Praça da Estação Belo Horizonte

A entrada da Estação Central do Metrô de Belo Horizonte também está situada nesta praça

Praça da Estação Belo Horizonte Show

A Praça Rui Barbosa é atualmente um dos principais espaços públicos para a realização de shows e eventos.

Nela acontece uma das maiores festas juninas do país, o Arraial de Belô. Abriga ainda a Estação Central do Metrô e o Museu de Artes e Ofícios, o único museu do gênero na América Latina, implantado em um belo edifício neoclássico.

Praça da Estação Belo Horizonte Réveillon

A Praça da Estação já foi palco do maior Réveillon de Belo Horizonte. As comemorações da virada foram sempre com muita música e animação.

Praça da Estação Belo Horizonte História

Foi a porta de entrada de toda a matéria-prima utilizada na construção da nova capital de Minas Gerais, no final do século XIX. O primeiro relógio público da cidade foi instalado no alto da torre do primitivo prédio que abrigou a Estação Ferroviária.

A praça começou a ser urbanizada em 1904, com jardins em estilo inglês.

Em 11 de novembro de 1922, foi inaugurado o novo prédio em estilo eclético, projeto do arquiteto Luiz Olivieri, para atender à demanda da efervescente cidade e o desenho dos jardins da praça foi todo modificado para um estilo francês.

Desde o movimento das Diretas Já, até os dias de hoje a praça é um espaço livre para manifestações populares de todas camadas sociais. Poetas, artistas, estado e o povo ali se encontram para expor suas ideias, sonhos e fantasias.

Horário de Funcionamento Praça da Estação Belo Horizonte

  • Atendimento 24 horas

Endereço Praça da Estação Belo Horizonte

  • Av. dos Andradas, 7698-7704 – Centro – Belo Horizonte – MG

Mapa de localização

Praça da Estação Belo Horizonte
4.8 (95.89%) 73 votos